Para ter uma boa saúde bucal, não basta apenas escovar os dentes após as refeições. Na verdade, no nosso dia a dia, cometemos muitos erros graves que podem ser prejudiciais para o nosso bem-estar dentário. Por isso, neste artigo, separamos 6 atitudes que podem prejudicar a sua saúde bucal para você evitar. Continue lendo para descobrir quais são elas!

6 atitudes que podem prejudicar a sua saúde bucal
Fonte: Freepik

6 atitudes que podem prejudicar a sua saúde bucal

A higienização bucal adequada é apenas um dos passos rumo a uma excelente saúde dos dentes e da boca. Portanto, é preciso evitar muitos hábitos diários que podem prejudicá-la gravemente.

Se livrar dessas atitudes prejudiciais não é apenas uma maneira de garantir um sorriso bonito. É também uma forma de garantir a durabilidade dos seus dentes, o que permite a mastigação apropriada dos alimentos, processo que é fundamental para o funcionamento do seu sistema digestivo. Afinal, para os alimentos serem devidamente absorvidos e expelidos pelo corpo, é essencial que eles sejam bem mastigados.

Sendo assim, fica claro que é crucial evitar atitudes que podem prejudicar a sua saúde bucal. Vejamos, então, as principais delas a seguir.

Beber pouca água

A água é fundamental para a saúde do seu corpo como um todo. Mas você sabia que beber pouca água por dia pode também prejudicar a sua saúde bucal?

Isso porque a água influencia muito na produção de saliva da boca, que ajuda a dissolver os alimentos na hora da mastigação. Isso influencia tanto na digestão como na limpeza, pois, se a sua saliva não cumprir seu papel, mais restos de comida vão se acumular na sua boca, aumentando as chances de cáries.

Desse modo, é importante se manter hidratado durante o seu dia a dia. Isso significa beber pelo menos um litro de água todos os dias.

Mantenha-se hidratado durante o seu dia a dia
Fonte: Freepik

Fumar

O tabagismo pode afetar negativamente a sua saúde em diversos aspectos. Um deles é a sua saúde bucal. Além de deixar os seus dentes amarelados, fumar causa doenças periodontais, inflamação gengival e mau hálito. Também pode contribuir para o câncer de boca.

Passar muito tempo sem comer

A prática regular do jejum faz com o organismo comece a liberar ácidos graxos, que geram mau hálito. Sendo assim, procure se alimentar regularmente, comendo alguma coisa de três em três horas ao longo do dia.

Roer as unhas

Roer as unhas gera atrito entre as unhas e os dentes. Isso pode desgastar o esmalte dentário, causando lascas, trincas e até fraturas e distúrbios articulares.

Além disso, também é um caminho certeiro para a proliferação de bactérias na boca. Isso porque as unhas costumam carregar muita sujeira, favorecendo o acúmulo de germes, bactérias e fungos. Portanto, ao colocar suas unhas na boca, você está levando esses micro-organismos para o seu sistema digestivo, o que pode gerar infecções e lesões bactericidas.

Morder pontas de caneta

O distraído hábito de morder pontas de caneta pode gerar um estresse anormal na estrutura do dente. E não é só isso: Por se basear em movimentos repetitivos, pode também gerar dores e disfunções musculares e articulares.

Morder pontas de caneta pode gerar um estresse anormal na estrutura do dent
Fonte: Freepik

Não ir ao dentista com frequência

Uma das principais atitudes que podem prejudicar a sua saúde bucal é não ir ao dentista com regularidade, ou só ir em casos de emergência. Afinal, para garantir o bem-estar da sua boca e dos seus dentes, é preciso contar com um acompanhamento profissional frequente. Por isso, o ideal é ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses, ainda que seja apenas uma visita de rotina.

É importante que você possa ir ao dentista em um ambiente seguro e confortável. A Sey Odontologia é uma ótima opção. A Doutora Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe estão prontos para receber você. Agende a sua consulta no nosso site!

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by