De acordo com a Abha, ou a Associação Brasileira de Halitose, 30% dos brasileiros sofrem com problemas de halitose ou mau hálito, como é mais conhecida. Isso significa que cerca de 50 milhões de pessoas carregam essa condição. Por isso, separamos esse artigo para falar um pouco desse mal e dar algumas dicas para se livrar do mau hálito. Confira!

Confira 6 dicas para se livrar do mau hálito
Fonte: Freepik

O que é o mau hálito

O mau hálito é uma alteração desagradável do hálito normal. Todos nós temos hálito em todos os momentos, pois esse nada mais é do que o ar expirado por pulmões, narinas e boca. No caso do mau hálito, porém, alterações na química corporal acabam criando um odor desagradável que pode ser muito constrangedor para o indivíduo portador dessa condição.

Causas comuns do mau hálito

Há muitas causas para o mau hálito. Profissionais detectam mais de 60 causas distintas. Por conta disso, é considerado uma característica multifatorial, ou seja, uma característica que pode ser influenciada por diversos fatores diferentes.

A causa mais comum para esse mal, no entanto, continua sendo a má higiene bucal. Isso porque falhar em limpar a boca corretamente gera o acúmulo de bactérias na região. Essas bactérias dissolvem as partículas dos alimentos que ficam na boca, liberando, com isso, substâncias com um odor desagradável.

É importante também ressaltar que a halitose não vem apenas da falta de cuidado com os dentes. Não escovar a língua faz com que uma camada de bactérias, partículas de comida e células descamadas da boca repousem no topo da língua, criando uma camada branco-amarelada, a chamada saburra bucal. Essas bactérias, ao consumir a comida, liberam enxofre, substância que causa um odor intenso.

6 dicas para se livrar do mau hálito

Diante disso, fica a questão: como se livrar do mau hálito? Separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

Faça um gargarejo regularmente

Um gargarejo pode ajudar muito a melhorar seu odor bucal. Por isso, após a escovação dos dentes, de manhã e à noite, faça um gargarejo por alguns segundos, usando algum enxaguante bucal.

Faça um gargarejo por alguns segundos, usando algum enxaguante bucal
Fonte: Freepik

Mantenha-se sempre hidratado

Você sabia que a saliva tem um papel importante na higiene bucal? Isso porque ela ajuda a eliminar partículas e resíduos de comida na região. Desse modo, bocas secas são mais sujeitas a desenvolver mau hálito. Ou seja: para melhorar seu hálito, beba água regularmente e se mantenha sempre hidratado.

Escolha alimentos que ajudem a limpar a boca

Alguns alimentos são conhecidos como “detergentes” porque ajudam na limpagem da boca. Sendo duros e fibrosos, seu consumo realiza uma raspagem nos dentes que ajuda a evitar a proliferação de bactérias. Alguns desses alimentos são: maçã, aipo, cenoura e pepino.

Coma de três em três horas

Quando você está de estômago vazio, o suco gástrico é sentido na boca. Isso é péssimo para o seu hálito. Sendo assim, procure se alimentar regularmente, sem passar muito tempo entre uma refeição e outra.

Pare de morder os lábios

Morder os lábios ou as bochechas é um sintoma de ansiedade. No entanto, também pode piorar o seu hálito, porque, ao morder, você descama a mucosa bucal. Isso gera células mortas que podem se acumular na língua e causar a saburra. Logo, vale a pena se livrar desse hábito.

Pare de morder os lábios
Fonte: Freepik

Vá ao dentista regularmente

A melhor forma de cuidar da sua saúde bucal e se livrar do mau hálito é com o acompanhamento de um profissional. E, para isso, é preciso escolher um local confiável para que você possa receber seu tratamento de maneira segura e confortável. A Sey Odontologia possui profissionais altamente qualificados preparados para lhe atender. A Doutora Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe estão à sua espera. Marque uma consulta no site!

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by