Ao contrário do que muitos pensam, o aparelho ortodôntico não está ligado somente à estética. Há muitos outros benefícios em fazer esse tipo de tratamento. Neste artigo, você vai conhecer alguns deles.

Saiba o que é ortodontia

Ortodontia é uma área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face. Assim como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e os seus desvios de normalidade. Dessa forma, essa área pode prevenir, interceptar e corrigir as más oclusões dentárias.

A Ortodontia possui três vertentes. São elas:

  • Ortodontia Preventiva: previne a má-oclusão na dentição decídua e mista, ou seja, impede que a má-oclusão se instale;
  • Ortodontia Interceptiva: serve para os casos onde a má-oclusão já está instalada. Dessa forma, necessita-se de aparelhos específicos para cada tipo de caso;
  • Ortodontia Corretiva: envolve os dentes em qualquer fase depois da troca dos dentes de leite pelos permanentes.

Na maioria das vezes, o que estimula as pessoas a utilizarem o aparelho ortodôntico é a estética. Ela é, de fato, muito importante, pois o sorriso é seu principal cartão de visita e pode ser uma das primeiras impressões que mais marcam quando alguém te conhece.

Entretanto, uma boa estética, como já citamos, não é a única vantagem que o aparelho ortodôntico traz e também não deve ser a única indicação ao tratamento. A principal função dos dentes e da boca é a mastigação, e existe uma grande preocupação com ela envolvida no tratamento de ortodontia.

Principais benefícios ao utilizar aparelho ortodôntico Fonte: Freepik

Confira os principais benefícios de usar aparelho ortodôntico

Evitar dores de cabeça

Você sabia que quando há problemas de mordida e de mastigação, isso pode causar fortes tensões musculares que resultam em dores de cabeça? Pois é, é possível. Para que isso seja evitado, os tratamentos ortodônticos podem corrigir esses problemas e ajudar a diminuir ou eliminar os sintomas.

Prevenir contra problemas gástricos

Quando uma pessoa tem seus dentes com um encaixe correto, os alimentos são bem mastigados. Isso melhora muito a digestão e reduz a possibilidade do surgimento de problemas gástricos.

Saiba o que é ortodontia Fonte: Freepik

Ajuda na higienização

O aparelho ortodôntico faz um alinhamento dos dentes. Dessa forma, com os dentes nos lugares certos, a higienização fica mais fácil e eficiente, prevenindo contra doenças gengivais e cáries. Com uma dentição errada, o alcance do fio dental e da escova de dentes é dificultado.

Benefícios psicológicos

Quando o paciente tem seus dentes alinhados, ele também conta com uma elevada autoestima e vontade de sorrir. Isso influencia diretamente na vida social e profissional das pessoas. Algumas delas não gostam de sorrir por vergonha da arcada dentária torta. O perigo também está nas crianças, que podem sofrer bullying por causa dos dentes desalinhados.

Benefícios psicológicos ao utilizar aparelho ortodôntico Fonte: Freepik

Usar o aparelho ortodôntico traz muitos benefícios óbvios, tanto para a saúde quanto para a autoestima. No tratamento feito na Clínica Odontológica Sey Odontologia podemos destacar os principais, como mastigação mais equilibrada e eficiente; digestão melhor e mais rápida; e menor chance de desenvolvimento de cáries e doenças gengivais.

Se você busca por esse tratamento para você e sua família, entre em contato agora mesmo. A Clínica Odontológica fica em Cascadura, portanto, próxima também de bairros como Méier, Madureira, Piedade, Bento Ribeiro, Vila Valqueire, Praça Seca, Oswaldo Cruz, entre outros.

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by