Que a higienização dos dentes é uma parte fundamental da saúde do seu corpo, você já sabe. Mas você sabe como escovar os dentes corretamente?

Como escovar os dentes é parte do nosso dia-a-dia, as pessoas tendem a achar que sabem como executar a tarefa quase instintivamente. No entanto, muitas pessoas têm hábitos negativos na hora de realizar a higienização dental, o que faz com que a limpeza não seja tão eficaz.

Isso pode ser muito perigoso: a má higienização dos dentes pode gerar acúmulo de sujeira na boca, levando a cáries e outros problemas de saúde. Em casos especialmente graves, é possível até haver perda dos dentes.

Por isso, separamos esse artigo para ensinar como escovar os dentes corretamente. Venha com a gente e descubra!

Aprenda como escovar os dentes corretamente
Fonte: Freepik

Como escovar os dentes corretamente: o passo a passo

O primeiro passo para escovar os dentes corretamente é ter uma escova de dentes que esteja em bom estado. E, para isso, sua escova de dentes deve ser trocada de três em três meses, sempre que você notar que as cerdas estão ficando desgastadas e desfiadas. Desse modo, você pode fazer sua higienização bucal com o máximo de efetividade.

Também é necessário escolher um creme dental adequado. Para isso, o ideal é seguir a recomendação do seu dentista.

A parte prática, então, tem início quando você coloca o creme dental na escova de dentes. Atenção: usar mais creme dental não garante uma escovação melhor. Para um adulto, portanto, a quantidade ideal é mais ou menos do tamanho de uma ervilha.

Depois disso, você vai levar a escova até a região entre a gengiva e os dentes e começar a fazer pequenos movimentos circulares. Esses movimentos devem ser feitos de dentro para fora, cobrindo a gengiva e os dentes. Devem ser feitos também de maneira suave, sem agressividade, pois movimentos muito bruscos podem ferir as gengivas.

Passo a passo de como escovar os dentes corretamente
Fonte: Freepik

Uma boa maneira de prosseguir com a escovação é dividir a boca em seções e escovar uma de cada vez. Assim, você terá as seções superior direita, superior esquerda, inferior esquerda e inferior direita. O ideal é que você passe pelo menos 30 segundos escovando cada uma delas, totalizando um mínimo de 2 minutos de escovação total.

A questão do tempo é especialmente importante. Muitas pessoas acham que escovar os dentes é algo que pode ser feito da forma mais rápida que for possível, mas, na verdade, isso só vai resultar em uma limpeza superficial da boca. Por isso, procure usar um cronômetro para se acostumar a usar pelo menos dois minutos sempre que for escovar os dentes.

Também é essencial ressaltar que a higienização bucal não pára na escovação dos dentes. A língua é um componente fundamental para a digestão dos alimentos e pode ser um local com muita proliferação de bactérias. Sendo assim, você também deve escovar a língua, usando movimentos suaves de trás para frente.

Por sim, você vai cuspir o excesso de pasta de dente de volta na pia (não se esqueça de escovar os dentes com a torneira fechada, para economizar água) e vai bochechar um pouco. Isso pode ser feito com água ou com um enxaguante bucal.

Cuide dos seus dentes com a ajuda de uma equipe profissional
Fonte: Freepik

Cuide dos seus dentes com a ajuda de uma equipe profissional

Agora que você já sabe como escovar os dentes corretamente, o próximo passo é fazer um acompanhamento regular com um profissional para cuidar da saúde da sua boca. E, para isso, é preciso escolher um local com atendimento qualificado e seguro. A Sey Odontologia é uma ótima opção. A Doutora Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe da clínica estão preparados para cuidar dos seus dentes com toda a dedicação que você merece. Marque uma consulta no site!

Posts Relacionados