A cárie dental é uma aflição muito comum. A maioria das pessoas já teve em algum momento da vida, então ela é vista como um problema menor. No entanto, a cárie pode trazer consequências graves à saúde. Se não for tratada apropriadamente, ela pode piorar e causar a perda do dente. Mas você conhece algumas formas de prevenir a cárie?

Muitos brasileiros ainda não sabem cuidar da higienização bucal da maneira apropriada, mesmo que seja algo tão importante no nosso dia-a-dia. Por isso, nesse artigo, vamos citar as melhores formas de prevenir a cárie.

Formas de prevenir a cárie
Fonte: Freepik

Escovar os dentes é a mais básica das formas de prevenir a cárie

A maneira mais básica de prevenir a cárie é através da boa escovação dos dentes. Mas isso não significa que você tenha que escovar os dentes o tempo todo. Escovar após as refeições, no mínimo três vezes ao dia, já funciona como uma prevenção efetiva.

A escovação deve ser precisa e delicada, atingindo todos os dentes. Ela deve durar pelo menos dois minutos.

Escovar os dentes é a mais básica das formas de prevenir a cárie
Fonte: Freepik

Tome cuidado para não escovar muito agressivamente, pois isso pode prejudicar a gengiva. Não se esqueça também de escovar a língua, que também precisa ser livrada de bactérias.

O fio dental é fundamental para a prevenção

Muitas pessoas esquecem da importância de usar o fio dental para a higienização dos dentes. Mas ele é essencial especialmente para evitar cáries, pois é o responsável por eliminar aqueles restinhos de comida que ficam entre cada dente, e aonde as bactérias proliferam.

O fio dental é fundamental para a prevenção
Fonte: Freepik

Troque sua escova de dentes de três em três meses

A escova de dentes é um produto descartável. Com o tempo, suas cerdas vão se deteriorando, e vão perdendo a eficiência. Como consequência, sua capacidade de limpeza dos dentes é reduzida. Devido a isso, procure sempre lembrar de jogar fora a sua escova de dentes de três em três meses e substituí-la por uma nova.

Beba bastante água

Beber bastante água é uma das melhores formas de prevenir a cárie. Isso porque o consumo da água estimula a produção de saliva. A saliva funciona para equilibrar a acidez da boca, diminuindo problemas de higiene bucal que facilitam a proliferação de cáries. Desse modo, ela é um escudo que precisa ser estimulado.

Tome cuidado com a sua alimentação

Alimentos açucarados são ímãs de bactérias, e, quando consumidos em excesso, podem gerar cáries. Mas, se você não vive sem um docinho, não tem problema: a dica, no caso, é evitar comer doces entre as refeições, dando preferência para comê-los durante as mesmas. Isso porque, ao consumir esses alimentos entre as refeições, você desequilibra o processo de remineralização e desmineralização, o que favorece a decomposição que resulta na cárie.

Tome cuidado com a sua alimentação
Fonte: Freepik

Além disso, existem alimentos que podem facilitar a limpeza dos dentes. Alimentos crus como a cenoura e o aipo, por exemplo, possuem fibras que varrem toda a sujeira das cavidades dentais. Outro bom exemplo é a maçã, muito recomendada por profissionais.

Também vale a pena apostar em alimentos com cálcio, substância que fortalece os ossos e os dentes. Por isso, leite, iogurte e vegetais também podem ser de grande ajuda.

Para prevenir a cárie, vá ao dentista regularmente

A mais eficaz das formas de prevenir a cárie é realizando um acompanhamento constante com um profissional qualificado. Sendo assim, é importante que você vá ao seu dentista regularmente e ouça as recomendações que ele fizer. Lembre-se que cada arcada dentária tem as suas particularidades, e somente um profissional pode dar conselhos para o seu caso específico.

Para prevenir a cárie, vá ao dentista regularmente
Fonte: Freepik

Não sabe aonde se consultar? A Doutora Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe da Sey Odontologia estão prontos para receber você e ajudar a cuidar dos seus dentes. Marque uma consulta no nosso site!

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by