Você sabia que entre 13% e 24% da população do mundo inteiro tem medo de dentista? O medo de dentista constitui um obstáculo comum para o tratamento odontológico, gerando emergências médicas e problemas sistêmicos graves, devido à péssima condição de saúde oral. A odontofobia, como é chamado esse tipo de medo, é bastante comum. Por isso, existem algumas formas de vencer essa fobia e você vai conhecê-las neste artigo.

Medo de dentista: como superar
Fonte: freepik.

Veja formas eficientes de vencer o medo de dentista

Tenha determinação

Seu medo não irá desaparecer como um passe de mágica e você não pode viver adiando a solução. Por isso, é preciso que você determine para si mesmo que quer e vai perder o medo de dentista.

Ir ao dentista faz parte de uma rotina determinada para cuidar da sua saúde bucal. Quando você sente muita dor ao visitar esse profissional, isso quer dizer que não está cuidando adequadamente da sua boca.

A odontologia tem mostrado procedimentos cada vez mais avançados e que proporcionam maior conforto aos pacientes na hora de atendê-los. Na verdade, muitos desses procedimentos podem ser realizados com analgesia consciente, o chamado óxido nitroso. O óxido nitroso é um gás incolor, de cheiro adocicado que age no sistema nervoso central.

A utilização da sedação consciente em pacientes odontofóbicos, reduz a ansiedade e o medo com o decorrer das consultas. Sendo assim, não há com o que se preocupar.

Faça uma lista dos seus medos específicos

Tire um tempo para fazer uma lista de todos os medos específicos que você tem em relação às visitas ao dentista. Essa é uma das formas eficientes de superação. Às vezes você pode nem mesmo saber quais são esses medos até pensar diretamente neles.

Talvez você possa concluir que o medo de dentista não está ligado aos procedimentos, mas ao profissional em si. Isso então, por sua vez, é fácil de resolver, pois basta trocar de dentista. Já a lista de procedimentos, é interessante que você a leve para o profissional. Assim, ele poderá oferecer as explicações que você precisa para perder toda a ansiedade.

Descubra a raiz do medo
Fonte: freepik.

Descubra a raiz do medo e trate-a

Existem casos onde o medo de dentista surge devido a experiências negativas passadas, que podem ter sido originadas até mesmo na infância. Para tratar a odontofobia, ou qualquer outro tipo de medo, é importante conhecer a sua natureza.

Até mesmo o seu dentista pode te ajudar a conhecer o seu passado odontológico. Assim, ele passará a segurança necessária para mostrar que o atendimento será focado em medidas de proteção, apoio e qualidade dos procedimentos realizados.

Uma boa dica para enfrentar o medo de dentista é um profissional que tenha habilitação em óxido nitroso. Lembre-se: existe a sedação consciente para aliviar esse medo.

Visite o consultório regularmente

Pode parecer estranho, mas um dos segredos para perder o medo de dentista é visitá-lo com certa regularidade. Isso porque quando você começa a estabelecer uma relação de familiaridade com procedimentos e rotinas clínicas, percebe que todo o medo que sentia era apenas por falta de conhecimento daquele ambiente.

É pior quando não enfrentamos

Como já citado, não ir nunca ao dentista pode trazer consequências bem negativas. Seus dentes podem acumular tártaro ou se tornar um lugar propício para o surgimento de cáries. Não deixe para depois e continue a buscar formas de perder o medo de dentista.

Enfrente seu medo
Fonte: freepik.

Na Sey Odontologia, clínica odontológica em Cascadura, Rio de Janeiro, você tem todo o apoio que precisa para realizar seu tratamento com a sedação consciente, o óxido nitroso, ou algum medicamento oral que o deixe mais confortável. O atendimento necessário será feito para que você supere qualquer ansiedade. Entre em contato e faça sua avaliação conosco!

Posts Relacionados


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/seyodontologia/www/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/seyodontologia/www/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/seyodontologia/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111