A restauração dentária é um procedimento odontológico bastante útil. Mas você sabe para que ele serve? Quais são os cuidados que um paciente deve ter após uma restauração? Neste texto, respondemos a essas e outras dúvidas para você. Continue lendo para saber mais!

O que você precisa saber sobre restauração dentária
Fonte: Freepik

O que é a restauração dentária

A restauração dentária, também conhecida como enchimento dental, é um procedimento odontológico que preenche uma lacuna estrutural do dente. Usando materiais restauradores, ela busca restabelecer a função, integridade e a morfologia do dente.

Trata-se de um procedimento muito importante porque os dentes, apesar de serem fundamentais para a nossa saúde, são também partes do corpo muito frágeis, que podem ser gravemente danificados tanto por fatores externos como por fatores internos.

Um pré-adolescente, por exemplo, já sem os dentes de leite, pode sofrer um acidente andando de bicicleta e perder a metade de um dos dentes da frente. Ou um adulto com um caso grave de cárie, sem tratamento, pode perder mais de um dente. Existem, portanto, inúmeras situações nas quais é possível perder ou quebrar um dente permanente, e a restauração dentária é uma forma de resolver esse tipo de questão.

Como é feita a restauração do dente

O primeiro passo para a restauração dentária é o dentista avaliar a região afetada. No caso de uma perda de dente por cárie, ele irá remover a parte atingida do dente e limpá-la para evitar a proliferação de cáries futuras. Nisso, ele também fecha espaços onde bactérias poderiam entrar. Esse processo pode ou não ser precedido por uma anestesia local.

Depois disso, é chegada a hora do preenchimento da cavidade. O material usado para o preenchimento varia, mas normalmente consiste em amálgama, resina e ionômero de vidro. Restaurações de porcelana também são muito populares. O procedimento é simples e pode ser realizado em poucas horas.

Saiba como é feita a restauração do dente
Fonte: Freepik

Cuidados após a restauração dentária

Após realizar uma restauração dentária, é possível que você sinta uma certa sensibilidade no local do dente por algumas horas ou até um ou dois dias após o procedimento. É uma situação rara, mas acontece com alguns pacientes. Trata-se, no entanto, de um desconforto leve e temporário, que vai embora após um breve período de adaptação. Depois disso, o paciente não torna a sentir a restauração, percebendo-a da mesma forma que percebe os outros dentes.

Mesmo assim, no período após a restauração dentária, é preciso que o paciente tome alguns cuidados com a região. Em primeiro lugar, por conta da sensibilidade, é melhor dar preferência a uma mastigação leve e vagarosa dos alimentos. Evite também alimentos pegajosos, que possam grudar na restauração.

Também é uma boa ideia evitar alimentos muito duros, como balas, cubos de gelo ou nozes. Desse modo, a mastigação não fica forçada, colocando menos pressão sobre a sensibilidade do local afetado.

É importante pontuar, no entanto, que esses são apenas os cuidados que devem ser tomados imediatamente após a restauração. A longo prazo, o paciente poderá mastigar livremente alimentos de todos os tipos, sem afetar o dente restaurado.

Finalmente, na hora de escovar os dentes, o ideal é que o paciente opte por escovas de dentes com cerdas macias e suaves. Isso garante uma escovação mais leve que não vai desgastar a restauração.

Cuidados após a restauração dentária
Fonte: Freepik

Realize o seu procedimento em um consultório confiável

Como qualquer outro procedimento odontológico, a restauração dentária deve ser realizada em um ambiente profissional e confortável, no qual o paciente se sinta seguro e bem atendido. Na Sey Odontologia, a Doutora Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe estão prontos para receber você e ajudar a cuidar dos seus dentes. Marque uma consulta no nosso site!

Posts Relacionados