Dúvidas sobre clareamento dental são mais comuns do que você imagina. Afinal, apesar de muitas pessoas terem interesse em um tratamento para clarear os dentes, existe ainda muito desconhecimento e confusão a respeito do assunto.

Por conta disso, nesse artigo, separamos as principais dúvidas sobre clareamento dental para esclarecer todas as suas questões a respeito do procedimento. Confira!

Principais dúvidas sobre clareamento dental
Fonte: Freepik

Quem pode fazer o clareamento dental?

A maioria das pessoas é liberada para fazer o clareamento dental. É inclusive possível fazê-lo mesmo se você não tiver um caso grave de dentes amarelados ou manchados. Muitas pessoas fazem apenas para conseguir dentes mais brancos do que já são naturalmente.

No entanto, existem algumas pessoas para as quais o clareamento dental é contraindicado. Essas pessoas são: gestantes, fumantes, pessoas que fizeram recentemente radioterapia ou quimioterapia, pessoas que sofrem com hipersensibilidade dentinária, casos de hipoplasia dentinária e mulheres lactantes.

Finalmente, o clareamento dental não é recomendado a menores de 16 anos. A razão para isso é que, antes da pessoa completar 16 anos, os dentes dela ainda possuem uma câmara pulpar muito ampla. O esmalte dentário dela também é mais permeável. Esses dois fatores combinados podem fazer com que o clareamento dental resulte em uma geração de hipersensibilidade. Por isso, é melhor evitar o procedimento até a criança ser mais velha.

Quem pode fazer o clareamento dental?
Fonte: Freepik

Como é feito o clareamento dental?

O procedimento do clareamento dental gera muitas dúvidas, mas é bastante simples. Ele deve ser realizado em múltiplas sessões, em um consultório médico.

A primeira coisa que é feita é uma limpeza básica dos dentes. Depois, aplica-se um líquido protetor sobre as gengivas, para protegê-las do tratamento. Esse líquido é exposto a um feixe de luz, tornando-se mais rígido, como uma borracha.

Por fim, o gel clareador é aplicado nos dentes com uma seringa. O processo é muito tranquilo e totalmente indolor.

O clareamento dental exige manutenção?

Essa é uma das principais dúvidas sobre clareamento dental. Muitas pessoas cometem o erro de achar que o clareamento é um procedimento definitivo e que a cor dos dentes nunca vai se alterar depois dele, mas a realidade é diferente.

De forma sutil, é provável que os dentes voltem a se escurecer ou se amarelar com o tempo. Quando isso ocorre, é necessário um re-clareamento. Como é apenas um retoque na cor, ele dura menos tempo do que a aplicação inicial. Mas tenha em mente de que esse re-clareamento não é frequente: normalmente o tempo de duração do clareamento dental é de 2 a 3 anos sem precisar de retoque.

O clareamento dental exige manutenção?
Fonte: Freepik

O clareamento altera as restaurações que o paciente possa ter nos dentes?

Muitas pessoas que possuem restaurações dentárias ficam preocupadas sobre como o clareamento dental vai agir nelas. Afinal, ninguém quer ter um único dente amarelado na boca para contrastar com dentes brancos e brilhantes. Mas não tem motivo para se preocupar, porque, embora o clareamento não altere a cor das restaurações, você pode conversar com o seu dentista e combinar com ele a troca das suas restaurações por cópias que tenham uma tonalidade mais parecida com o branco do clareamento.

O clareamento altera as restaurações que o paciente possa ter nos dentes?
Fonte: Freepik

Tire suas dúvidas sobre clareamento dental em um consultório profissional

A melhor maneira de solucionar todas as suas dúvidas sobre clareamento dental é conversando com um profissional da área. Por isso, se você tem interesse nesse tratamento, marque um horário com o seu dentista para perguntar todos os detalhes e dar início ao processo. A Doutora Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe da Sey Odontologia estão preparados para garantir que você tenha o tratamento confortável e eficiente possível. Entre no nosso site e marque a sua consulta!

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by