A saúde da boca e dos dentes é fundamental para o bem-estar físico do ser humano. Além de influenciar no nosso aspecto estético, ela também é uma parte essencial do sistema digestivo, influenciando na qualidade da mastigação dos alimentos. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem muito sobre o assunto. Pensando nisso, nesse artigo, separamos algumas das principais dúvidas sobre saúde bucal para ajudar você a saber mais sobre o bem-estar da sua boca. Confira!

Tires suas principais dúvidas sobre saúde bucal
Fonte: Freepik

Principais dúvidas sobre saúde bucal

Antes de mais nada, é preciso entender que, quando falamos de saúde bucal, nos referimos não apenas à saúde dos dentes, mas sim de todos os elementos que compõem a boca. Então a língua e as gengivas também fazem parte desse sistema, e cuidar dessas partes da boca é tão importante quanto cuidar da arcada dentária. Tendo dito isso, vamos às dúvidas sobre saúde bucal.

Quando se deve escovar os dentes?

O ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após cada refeição. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que não se deve escovar os dentes imediatamente após comer. Na verdade, é recomendado que se espere meia hora entre a refeição e a escovação, para a saliva neutralizar o pH dos alimentos, protegendo os dentes contra possíveis desgastes.

Além disso, é importante saber que a escovação deve ser cuidadosa e durar pelo menos 2 minutos. Portanto, não adianta tentar escovar os dentes o mais rápido possível. É melhor ir mais devagar e fazer uma limpeza mais completa.

O que causa a cárie dental?

A cárie dental é uma doença em que bactérias acumuladas na boca produzem ácidos que afetam o esmalte dos dentes. Isso pode corroer o dente, criando pequenas cavidades que, com o tempo, podem se agravar ainda mais se não tratadas, podendo resultar até na perda do dente.

Com isso, podemos concluir que a cárie é causada pelo acúmulo excessivo de bactérias na boca. Esse acúmulo ocorre quando a boca não é higienizada com frequência ou da maneira adequada.

A cárie é causada pelo acúmulo excessivo de bactérias na boca
Fonte: Freepik

É necessário escovar a língua?

Pode parecer estranho, mas na verdade os dentes não são as únicas partes da boca que precisam ser higienizados. A língua também deve ser escovada para evitar a formação de saburra lingual, que é uma camada branca de bactérias que se forma sobre a língua quando ela não é limpa com frequência. Essas bactérias podem contribuir para o surgimento de problemas infecciosos e mau hálito.

O que é gengivite?

Gengivite é uma doença que consiste na irritação, vermelhidão e inchaço das gengivas. Ela é causada pela má higiene bucal, sendo propiciada pelo acúmulo de bactérias na boca. Seu tratamento envolve enxaguantes bucais e limpeza profissional dos dentes.

Para evitar a gengivite, o ideal é escovar os dentes com cuidado e com frequência e não esquecer do fio dental. O fio dental é especialmente importante pois ele elimina as partes de comida que ficam entre os dentes e que entram em direto contato com as gengivas.

Com que frequência se deve ir ao dentista?

A frequência das consultas ao dentista é uma das principais dúvidas sobre saúde bucal, e depende largamente da condição pessoal de cada indivíduo. Se os dentes estão saudáveis, então o ideal é uma visita de seis em seis meses apenas para um exame de rotina. Se, no entanto, a pessoa está encarando algum problema dentário, então é melhor seguir a recomendação do profissional para fazer quantas visitas for necessário para o tratamento.

Saia com que frequência se deve ir ao dentista
Fonte: Freepik

Para escolher o melhor consultório dentário para você, você deve optar por um lugar confiável, com profissionais qualificados. A Sey Odontologia é uma ótima opção. A Dra. Chrystiane Freire, o Doutor Joon Im e toda a equipe estão prontos para dar início ao seu tratamento. Marque uma consulta no nosso site.