Toxina botulínica: o que é e para que serve
Fonte: freepik.
A toxina botulínica minimiza os efeitos da expressão do rosto.
Fonte: freepik.
Ela impede que haja a contração muscular e a formação da ruga.
Fonte: freepik.
A intenção é que os resultados não sejam artificiais e exagerados.
Fonte: freepik.
Quanto custa a aplicação de toxina botulínica
Fonte: freepik.
Qualquer um pode realizar o procedimento com toxina botulinica.
Fonte: freepik.

A famoso toxina botulínica. Conforme indica o nome, é formada pelo clostridium botulinum. Sua função é suavizar os músculos que provocam as linhas de expressão.

A toxina botulínica se popularizou com o nome de toxina botulínica e este, na verdade, é o nome de uma marca comercial.

Toxina botulínica: para que serve

A toxina botulínica não serve apenas para esticar a pele. Ela também é usada para tratar várias doenças como estrabismo por exemplo.

Apesar desta outra finalidade, a toxina botulínica ficou mais conhecida pela sua ação em diminuir as linhas de expressão que aparecem conforme o tempo vai passando.

O chamado “código de barras” também pode ser tratado com o toxina botulínica

Como é sua atuação

Ela minimiza os efeitos da expressão do rosto.

Em pesquisas, cientistas descobriram que em pequenas porções, a toxina poderia trazer melhorias estéticas e auxiliar no tratamento de outras doenças. Se for aplicado quantias mínimas de toxina botulínica em áreas específicas do rosto, é possível minimizar a ação dos músculos, o que leva a uma aparência mais jovem.

E por que isso acontece? Porque a substância trabalha impossibilitando a propagação de estímulos dos neurônios para os músculos. Dessa forma, impede que haja a contração muscular e a formação da ruga.

Se aplicado moderadamente, o uso da toxina botulínica não gera nenhum risco ao paciente.

Funcionamento

O tratamento se resume na aplicação de pequenas porções da toxina na face.

A quantidade de aplicações necessárias e as áreas em que serão aplicados a toxina botulínica são decididos em conformidade com as intenções do paciente e sob o que for indicado pelo cirurgião dentista.

A intenção é que os resultados não sejam artificiais e exagerados. Justamente por isso que buscar a opinião de um especialista em harmonização orofacial é de suma importância.

As aplicações normalmente são indolores. Após a aplicação é necessário repouso de apenas 4 horas para que a aplicação tenha eficácia máxima e perfeita. A colocação do toxina botulínica é rápida, na maioria das vezes, é realizada em uma só sessão. Os resultados podem ser verificados após 72 horas. A duração do procedimento leva de 4 a 6 meses. Se quiser ter a pele jovial e sem rugas novamente, é preciso repetir a aplicação.

Valores da toxina botulínica

Esse tratamento varia de valor. Isso porque depende da quantidade de toxina botulínica que será aplicado e qual será o local escolhido no corpo. É necessário uma avaliação individual.

Em que lugar posso aplicar a toxina botulínica?

A toxina botulínica pode ser aplicada para agir nas marcas de expressão em toda a face. Isso a torna bastante eficaz contra pés de galinha, rugas, “código de barras”. Também é indicado realizar o procedimento em outras áreas do rosto, como no extremo das sobrancelhas, na intenção de deixá-las mais arqueadas.

A que público é indicado

Qualquer um pode realizar o procedimento com toxina botulínica. No entanto, é mais indicado para pessoas que já apresentem marcas de expressão, ou aquelas que desejam se precaver contra os sinais do tempo.

E então, esclareceu suas dúvidas a respeito de toxina botulínic? É importante escolher um lugar confiável para realizar a aplicação da toxina botulínica, como a clínica Sey Odontologia.

Drª Chrystiane Freire é a profissional habilitada para realizar a sua avaliação e seu tratamento em harmonização orofacial.

Posts Relacionados